Imagine acordar atrasado para trabalhar, entrar no carro e descobrir que ele não está funcionando. Nada agradável, não é?
Mas isso não é o resultado do universo conspirando contra você. É resultado da falta de revisão do carro.
A manutenção periódica evita surpresas chatas como descobrir que não pode contar com o veículo quando mais precisa dele. É uma forma eficaz de aumentar a vida útil do automóvel.
Concessionárias e oficinas mecânicas realizam esse serviço, que deve ser feito em carros antigos, seminovos e novos. Nestes, a revisão geralmente é condição para não perder a garantia de fábrica.
Mas, afinal, o que é a revisão do carro?
A revisão é uma manutenção periódica para checar circuitos, peças e o funcionamento correto do veículo. Ela visa a “saúde” do automóvel e corresponde ao que seria, em uma pessoa, o check-up médico.
O simples fato de rodar com o carro é um fator de desgaste. Durante a revisão é possível definir se o desgaste chegou a um ponto crítico e se é hora de fazer uma substituição.
Quando fazer a revisão do carro?
A periodicidade depende do tipo de automóvel. No caso dos novos, é necessário ir à concessionária ou à oficina autorizada da marca sempre que houver uma revisão agendada. Assim você não perde a garantia.
Para os veículos seminovos ou antigos, a manutenção pode ser feita segundo a quilometragem ou o tempo de uso. Geralmente é recomendado fazer a revisão do carro a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados, o que ocorrer antes.
Se você só tira o automóvel da garagem de vez em quando, não pense que pode deixar a revisão passar. Há itens, como o óleo do motor, que têm prazo de validade e devem ser substituídos de tempo em tempo.
Quem vai comprar um carro usado também não pode esquecer da revisão! Ela permite saber o que está ou não funcionando direito, de modo a negociar um bom preço. Vale a pena ainda fazer a revisão sempre antes de ir viajar.
O que é verificado na revisão do carro?
Esse serviço avalia o carro em geral. São realizadas checagens que analisam desde os pneus ao motor. Entre os itens verificados estão:
- Alinhamento das rodas;
- Balanceamento do conjunto roda-pneus;
- Bateria;
- Embreagem;
- Faróis e luzes;
- Filtro de ar;
- Filtro de combustível;
- Óleo do motor;
- Sistema de freios;
- Velas.
Quais as vantagens de fazer a revisão do carro?
Você já sabe o que é, quando fazer e quais itens são checados durante a revisão do carro. Mas você sabe quais as vantagens da manutenção periódica? Elas vão muito além de prolongar a vida útil do veículo!
Listamos 5 motivos para você fazer a revisão hoje. Confira!
.